Vida de interior na capital: o charme e os atrativos das casas de vila em São Paulo

Publicado em 14/04/2021 às 11:02 por

Imóveis têm chamado a atenção daqueles que procuram por tranquilidade e segurança em meio à metrópole paulista.

Segurança, vida comunitária e a sensação de tranquilidade de vida de interior, mesmo morando na capital – esses são os principais fatores que têm levado muitas famílias a procurarem casas nas vilas paulistanas.

As chamadas casas de vila formam pequenas comunidades habitacionais, abertas ou fechadas (com ou sem portão de entrada dividindo a vila do restante do bairro), que podem ser encontradas em alguns bairros de São Paulo, como Vila Mariana, Vila Madalena, Pinheiros e Perdizes, e que vão contra a tendência de verticalização da cidade.

Vida de interior na capital

Um dos principais aspectos que encantam os moradores é o ar interiorano que as vilas oferecem. O fato de os próprios moradores, geralmente, se organizarem para gerir a manutenção do local (como poda de árvores ou contratação de segurança privada) impulsiona a vida em comunidade, proporcionando maior convivência entre vizinhos.

Além disso, as ruas estreitas e com pouca movimentação de carros garantem um espaço ideal para as crianças brincarem na rua e terem maior liberdade.

Outro ponto que chama a atenção é a arquitetura das casas, muitas delas construídas em meados do século XX, de uma ambientação com ares de vila europeia. Além disso, vários desses imóveis possuem área verde interna, agradando àqueles que não abrem mão do contato com a natureza e gostam de cultivar pequenas hortas ou jardins.

Por fim, a valorização imobiliária também é um critério a ser considerado. Por haver poucas vilas em São Paulo (por volta de 850 no total) e por suas características únicas, esses imóveis costumam ser de 20% a 30% mais valorizados que uma casa semelhante de bairro.

Pequenos inconvenientes

Contudo, quem deseja investir em uma casa de vila deve estar atento a alguns fatores. Primeiramente, as vilas não oferecem as facilidades e praticidades que alguns condomínios podem disponibilizar a seus moradores, como áreas comuns de lazer. Além disso, a maioria dessas construções são geminadas, ou seja, uma casa é unida à outra, o que pode ocasionar menos privacidade.

Um último ponto importante a ser levado em consideração é a necessidade de reforma. Como são construções antigas e algumas delas ainda mantêm muito da estrutura original, o imóvel escolhido pode precisar de uma reforma maior para se adequar às necessidades da família. Se for o caso, é necessário considerar esse fator no orçamento destinado à compra.

História

Construídos na passagem do século 19 para o 20, esses imóveis faziam parte das chamadas vilas operárias – conjuntos habitacionais destinados a trabalhadores, muitos deles imigrantes, de alguma empresa ou indústria, que construíam as casas e as alugavam para seus funcionários.
Com o passar do tempo, o modelo foi adaptado para atender a pequenos empresários e, mais tarde, passou a ser ocupado pela classe média e média-alta.